Após uma Páscoa Jovem muito feliz e bem sucedida agradecemos uma vez mais à Irmã Ana Luísa pela hospitalidade e completa disponibilidade para estar connosco nesta actividade. Assim gostaríamos também de partilhar convosco as oportunidades que esta comunidade vos pode oferecer. Qualquer dúvida ou questão particular entrem em contacto com a Ir. Ana Luísa que estará com certeza disposta a ajudar-vos em tudo o que puder!
Comunidade de Acolhimento a Jovens
O que é a comunidade de acolhimento e discernimento vocacional FMM?
«Jesus voltou-se e, notando que eles o seguiam, perguntou-lhes: «A quem procurais?» Eles disseram-lhe: «Rabi - que quer dizer Mestre - onde moras?» Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.» Foram, pois, viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia.» (Jo. 1, 38-39)
Na Igreja e na sociedade de hoje abundam os projectos individuais de experiência do divino. Mas escasseiam os projectos comunitários onde os jovens possam «vir e ver» como se pode responder ao apelo de Deus. A nossa comunidade de acolhimento é um projecto comunitário de experiência de Deus. É um serviço à pessoa, sobretudo à rapariga, para que possa abrir o coração e a mente ao Deus Amor, fonte de todas as vocações, e responder ao projecto de felicidade que Deus tem para ela.
Está situada em Arcozelo, no lugar onde tem funcionado o Noviciado das FMM (Rua João Paulo II, 530, Arcozelo-Barcelos). Oferece, às jovens que o desejem, uma experiência de vida fraterna estável durante um tempo determinado. A duração pode ir de alguns dias a um ou dois anos e adaptar-se-á às necessidades concretas de cada uma.
Quando na jovem nasce a questão explícita sobre o seu projecto de vida ou uma questão mais profunda de como orientar as suas escolhas vocacionais, propomos-lhe um fim-de-semana vocacional. Algumas vezes são as jovens que nos pedem directamente para poder participar, outras vezes são sacerdotes ou algum catequista que as orientam para nós, para um percurso de discernimento vocacional mais aprofundado.
O que são os fins-de-semana vocacionais?
São encontros no primeiro fim-de-semana de cada mês, de sexta à noite até domingo ao almoço, a começar já em Maio 2011, estruturados segundo estes temas:
1) As múltiplas manifestações do amor de Deus.
A criação, a fidelidade de Deus (ex. David, Rute, Maria...), os sinais concretos da presença de Deus na história da salvação. Expressões criativas e artísticas.
2) A minha resposta ao Amor: critérios de discernimento e fidelidade à própria identidade.
Dinâmicas humanas e escuta dos próprios desejos, explicitação dos critérios de discernimento, estudo de figuras bíblicas (Samaritana, etc).
3) A Pascoa: fundamento de todas as vocações.
3.1. A vida consagrada no mistério pascal: união com Deus, a vida fraterna, o serviço, os votos.
3.2. O matrimónio no projecto de Deus: o Génesis, as Cartas de S. Paulo, o testemunho de um casal.
4) O Espírito Santo criador de vida e de unidade: O Instituto FMM na Missão da Igreja e no Mundo
Outras formas de discernimento: A jovem, vivendo e permanecendo na sua casa, pode solicitar uma experiência mais longa de discernimento vocacional personalizado com uma irmã fmm desta comunidade (por exemplo, um encontro por mês).
Pode também propôr viver com as irmãs que compõem a comunidade, contando com o acompanhamento personalizado de uma irmã fmm. Neste caso a(s) jovens tomam parte em todas as actividades da vida comunitária. Oferecemos, pois, às jovens que o desejem, uma experiência de vida fraterna estável durante um tempo determinado.
Quais são os objectivos desta comunidade de acolhimento e discernimento vocacional?
Ajudar a jovem a:
- Continuar o conhecimento de si própria e de sua identidade de mulher
- Crescer no conhecimento e na confiança em Deus
- Aprofundar as várias vocações na Igreja para chegar a uma escolha livre, responsável e feliz
A Coordenadora da Comunidade de Discernimento Vocacional
Irmã Ana Luisa dos Anjos Prego, fmm
Contactos
analuisaprego@gmail.com; noviciadofmm@gmail.com
Telefone: 253822871 - Telemóvel: 912714108
Sem comentários:
Enviar um comentário